domingo, 1 de março de 2015

"A Bíblia apoia a igualdade entre homens e mulheres"


"A Bíblia apoia a igualdade entre homens e mulheres", diz Arbutus Sider
Com uma voz doce, mas firme, a senhora Arbutus Sider afirmou que a Bíblia apoia a igualdade entre homens e mulheres. “A igualdade de gêneros é bíblica e focada no reino de Deus”. Sua plenária na manhã do último dia do IV Encontro Nacional da RENAS foi uma leitura abrangente da teologia bíblica sobre gêneros, começando em Gênesis e seguindo pelas páginas da Bíblia até os escritos de Paulo.

Arbutus disse que é preciso ler toda a Bíblia para entender a vontade de Deus para homens e mulheres. “Há apenas dois versículos, encontrados nas cartas de Paulo, que são mais ‘duros’ a respeito da mulher, mas que não representam a compreensão do apóstolo sobre o assunto. (...) Iniciando com a imagem ampla de criação-queda-redenção, nós podemos mais fielmente entender o que o cânon bíblico diz sobre qualquer tópico”.

terapeuta familiar lembrou que quando Deus fala em Gênesis 3.16 “o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará”, o texto é apenas uma descrição do que de fato ocorreria em nosso mundo cheio de pecado e caído. “Nada no texto sugere que essa palavra seja prescritiva e não meramente descritiva”, alerta.

Arbutus enfatizou que na obra redentora de Cristo, “ambos (homens e mulheres) são igualmente redimidos: igualmente perdoados por meio da cruz, igualmente transformados pelo Espírito Santo, igualmente parte do sacerdócio de todos os crentes e igualmente dotados para profetizar”.

Ela fez menção especialmente a Jesus, como “libertador das mulheres”. Para ela, Jesus elevou a dignidade das mulheres. “Ele teve amigas íntimas, numa época em que não era permitidofalar com mulheres em público”. Um exemplo é quando Jesus restaurou a dignidade da mulher samaritana e relevou-se a ela como Messias.

Arbutus disse que talvez o versículo mais claro sobre o valor da mulher por meio da obra de Cristo foi escrito por Paulo no livro de Gálatas 3.26-28: “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”

Sider finalizou sua preleção lembrando as razões porque a Bíblia defende a igualdade entre gêneros: primeiro, porque fomos criados igualmente à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27); segundo, porque somos igualmente redimidos na obra de Jesus; e terceiro, porque estamos igualmente inseridos na comunidade cristã e capacitados pelo Espírito Santo.

Encerrada a palestra de Arbutus Sider, a jornalista Elsie Gilbert foi chamada para orar. Emocionada, a editora da revista Mãos Dadas pediu a Deus que ajudasse a igreja cristã a obedecer a vontade divina para homens e mulheres, e que eles possam viver relacionamentos de respeito. Muitos ouvintes - em sua maioria mulheres, mas também homens – acompanharam a oração com lágrimas nos olhos.

http://antigo.renas.org.br/

Lissânder Dias do Amaral

https://www.facebook.com/MulherDigna

Nenhum comentário:

Postar um comentário