domingo, 14 de agosto de 2011

Aprender a Reiniciar:

Assim como o Computador as vezes precisa ser reiniciado para que funcione melhor, também nós, humanos, precisamos reiniciar muitas vezes, o que é mais que recomeçar.
Recomeçar pressupõe apagar todo o trajeto já feito, enquanto que reiniciar é iniciar de novo, mas de maneira correta, corrigindo tanto o início quanto o caminho já andado, sem menospreza-lo.

Vamos ver isto desde um ponto, tomando a experiência com o computador como base:
Você está escrevendo no Word e de repente se perde tudo de sua vista, mas você já tinha guardado ou salvado o arquivo. Prova várias vezes e a mesma coisa acontece. Isso lhe deixa irritado. Você decide, "vou reiniciar". Reinicia e pronto! Acabaram os problemas! Como assim? Que aconteceu?

Reiniciar é fazer de conta que nada foi escrito, mas no íntimo, esperar recuperar o material por inteiro. Deu um problema no relacionamento? Faça de conta que tudo acabou, e inicie um novo relacionamento, tendo no sub-consciente a intuição imediata de que o mesmo arquivo elaborado anteriormente vai ser feito novo, e muito melhor; aliás, sem defeito algum.

Apague a "impressão"ou cópia do que ouviu ou viu recentemente, e reinicie o diálogo. Na sequencia, espere ter uma nova impressão, fiel ao original. Não fique preso ao que tinha acabado de receber como impressão desconfortável; a antiga impressão pode ter sido fiel, mas rejeite-a e faça uma nova.

Reiniciar o processo, no ideário do que se tinha em mente obter, mas não tendo em conta o que foi feito, da certo, muito certo, ainda que no nosso inconsciente haja algo de desagrado pelo tempo perdido e as emoções feridas, pouco tempo depois estes sentimentos desaparecerão.

Sendo Pastor ou Ministro de Deus, me pergunto: Quanto sei reiniciar... Não será que cada vez que me encontro com o fulano fico eu tirando da gaveta a copia velha de meu relacionamento com ele, ou me apresento disposto a obter uma nova copia, do mesmo original?

Que bom se eu como Líder posso ser exemplo digno a ser imitado!